PROCRASTINAÇÃO
A CREDIBILIDADE QUE EXIGE EMPATIA

  

Redação: Erika Dessler - São Paulo
21/02/2019

Referência: Freepik


Adiar! Só hoje, quantas vezes você adiou algum projeto, uma ação, uma atitude, uma ida, um estudo, uma leitura, uma ligação, uma palavra para alguém?

A arte de deixar para amanhã é um boicote, o qual o gatilho está em sua mente, deliberando por você. Um vírus contra o crescimento e evolução. Uma música ruim tocando sem parar.

Um pouco dramático? Não sei, vejo isso amanhã...

COMPREENDER

Procrastinação não se encaixa nas situações em que se deixa de fazer uma tarefa antecipadamente, pelo simples fato de ser possível concluí-la pouco tempo antes do prazo final. Isso é programar as atividades e constatar que é possível adiar e, neste caso, ainda ser possível terminar no tempo hábil.

A famigerada procrastinação nasce dos inúmeros adiamentos numa espécie de vício cíclico, onde moram os atrasos e mais atrasos na rotina de um indivíduo.

CONCRETO

Algumas pesquisas e estudos oriundos dos EUA, mais precisamente da Universidade do Colorado, já indicaram que a impulsividade e procrastinação recebem influências genéticas.

Nos primórdios, com nossos descendentes Neandertais, planejar o futuro era inexistente. A atenção se limitava à busca pelo alimento do dia. E mesmo com a evolução de milhares de anos, a preocupação se dá por aquilo que é urgente, e não pela prioridade.

Para que uma ação fosse contrária se intensifique, é essencial estar com 100% de foco, coisa quase impossível. A enxurrada de informações e diversos afazeres diários só pioram as estatísticas.

Outro ponto interessante é o fato de que, se a ação gerar benefícios, dificilmente, será deixado para lá. A mente reage de uma maneira mais amistosa quando a atividade gera algum tipo de prazer. Os neurotransmissores como dopamina, serotonina, endorfina e a ocitocina agem como facilitadores das realizações. Com isso, cada tarefa que possa contribuir para a produção de cada uma elas, maiores são as chances de conclusão.

DIVERSÃO

Pois é, quanto mais atraente e divertida for a ação, menos procrastinação na área. Portanto, introduza pequenos prazeres na elaboração, desenvolvimento e efetuação das atividades. Com isso será mais fácil evoluir sem que os adiamentos matem o entusiasmo de alcançar o sucesso.

Ser feliz é essencial. A felicidade acontece nas vírgulas da vida!

Boa Sorte!

Copyright - Empresários de Sucesso - 2019 - Todos os direitos reservados